quinta-feira, 31 de maio de 2012

HISTÓRIA FICTÍCIA SOBRE EMOÇÕES NO AMBIENTE DE TRABALHO

A SUBSTITUTA


Na empresa M Construtora os funcionários do setor contábil viviam num ambiente profissional alegre com a coordenadora Cláudia, mas um dia tiveram a triste notícia de que a sua querida coordenadora seria demitida, primeiramente ficaram tristes pela saída de uma pessoa tão querida e em seguida ficaram apreensivos em relação de como seria sua futura substituta.



Renata com um vasto currículo e tendo cursando uma das melhores faculdades da cidade chegou para substituir Cláudia, mas o que também pesou na contratação de Renata foi o fato do pai dela ser um grande amigo do dono da empresa, um potencial colaborador para a futura campanha eleitoral do dono da M Construtora.


Os funcionários acreditavam que teriam a mesma liberdade e relação que tinham com a sua ex-coordenadora, logo nos primeiros dias, foram surpreendidos com os gritos de Renata com a estagiária Mariana, coisas que nunca haviam visto na antiga gestão. Entre os funcionários criou-se um medo para com a nova chefa, medo esse que acabou afetando o desempenho profissional do setor. Os funcionários do setor contábil antes vistos como pessoas alegres e extrovertidas, passaram a serem vistos pelos outros setores, como um setor desmotivado e triste. Eles já não brincavam e não riam mais, pois essas atitudes eram tidas como falta do que fazer pela nova coordenadora.



Certo dia Renata reclamou asperamente e falou palavras raivosas para o funcionário Renan, pois o mesmo derramou sem querer café num balanço dela, o que despertou a ira e a revolta dos outros funcionários do setor, e os funcionários que já não aguentavam mais essa sensação desconfortável resolveram levar as suas reclamações que tinham sobre a coordenadora ao dono da empresa, que após ouvi-los atentamente, chegou a conclusão que a queda do rendimento do setor contábil se devia aos problemas decorrentes da postura de Renata e resolveu chamar Cláudia para coordenar novamente o setor o que trouxe um grande alívio e alegria aos funcionários, pois os mesmos tinham um grande afeto por essa coordenadora.



Renata foi remanejada para um outro setor e aconselhada a controlar as suas atitudes, depois de uma reflexão sobre seu próprio comportamento, ela se arrependeu dos seus atos e pediu desculpas para os seus antigos comandados, que sem guardar mágoas a perdoaram e hoje ela tem o carinho de todos da empresa.  



Um comentário:

  1. Quantos de nós não se encontram numa situação dessas, onde temos chefes ou colegas de trabalho que não sabem lidar com trabalho em equipe???
    As aulas de Emoções, Humanidades e Psicologia são ótimas aulas para aprendemos a lidar com essas situações...

    Paulo Henrique

    ResponderExcluir