quinta-feira, 31 de maio de 2012

RESENHA DO FILME AMOR SEM ESCALAS


AMOR SEM ESCALAS

O filme relata a vida profissional e amorosa de Ryan Bingham que tem por função demitir as pessoas de diversas empresas espalhadas pelo mundo e fazendo palestras motivacionais, mas o seu superior contratou uma funcionaria chamada Nathalie com o objetivo de reduzir os gastos da empresa, pois os gastos com passagens e hospedagens eram altos, sendo assim Nathalie apresentou para a empresa um sistema onde não seria mais necessário viajar para demitir os funcionários, passando então a demitir as pessoas através de videoconferência, colocando então o emprego de Ryan em risco.
Ryan dedicou toda a sua vida ao trabalho e adorava o que fazia. Passava mais de 300 dias do ano viajando, e com isso abdicou de construir uma família para viver cruzando pelos aeroportos do mundo a fora. Seu hobby secreto era acumular milhas e seu objetivo era atingir o número de 10 milhões onde somente 7 pessoas tinha conseguindo ate o momento. Esse número lhe daria o direito de obter um cartão personalizado emitido pela companhia aérea, de ter seu nome pintado do lado de fora da aeronave e de viajar na cabine do piloto do avião.
A vida dele era muito agitada e seu tempo eram cronometrados para que nenhum minuto fosse desperdiçado entre uma viagem e outra. Com tantos anos de profissão, Ryan tinha muita experiência no seu ramo e isso fazia dele um excelente profissional. Ele conseguia persuadir as pessoas com sua clareza e firmeza. Não aceitava de forma alguma a possibilidade de ser demitido e por dominar o que fazia, mostrou ao seu superior que o sistema de Nathalie tinha muitas falhas, e através de vários argumentos ele conseguiu dobrar seu chefe, sendo assim ele sugeriu que ela o acompanhasse em suas viagens e ele mesmo não satisfeito aceitou.
Nathalie era totalmente a favor do uso da tecnologia e não tinha tanta experiência e frieza de Ryan. O processo de demissão que ele utilizava era muito mais demorado do que por videoconferência e ele teve que mostrar dicas de como otimizar o tempo e também que grandes bagagens não seriam necessárias. Ela tinha muita dificuldade em efetuar as demissões pessoalmente. Quando as pessoas começavam a questionar o motivo da demissão, justificar que precisava do emprego para sustentar a sua família e até mesmo ameaçar se matar caso fosse demitido, ela então entrava em desespero e Ryan tinha que interferir e demitir o funcionário, mas depois de muito esforço e com todo o treinamento dado por Ryan ela foi se adaptando.
Ryan mesmo visto como um excelente líder e ótimo funcionário não sabiam liderar sua própria vida, pois vivia sempre em função do seu trabalho. Mal conseguia ver suas irmãs, porém em uma de suas paradas ele conhece Alex, uma linda mulher de negócios, desprendida, que vive uma vida parecida com a dele viajando pelo mundo a trabalho. Ele acaba se envolvendo e vendo em Alex e pela primeira vez vê a possibilidade de construir um lar e ter uma vida de verdade, porém quando ele toma a decisão de ir atrás dela, descobre que ela já possui uma família e o relacionamento deles era somente uma fuga para preencher seu tempo longe de casa, então ele retoma o seu trabalho da forma de antes e consegue finalmente atingir as milhas necessárias para sua meta, tornando então o 8º e o mais jovem a alcançar o número de 10 milhões de milhas aéreas.

Amor sem Escalas (Up in the Air), distribuído por Paramount Pictures, EUA/2009, um filme de Jason Reitman, com roteiro de Jason Reitman e Sheldon Turner, com George Clooney, Anna Kendrick, Vera Farmiga, Drama/Comédia/Romance, 109 min, inadequado para menores de 12 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário