quarta-feira, 30 de maio de 2012

RESENHA DA PALESTRA "A ÉTICA NA ATUAÇÃO PROFISSIONAL"

ÉTICA NA PROFISSÃO


Foi realizada em 24 de março de 2012 na Faculdade Castro Alves uma palestra cujo tema abordado foi A ética na atuação profissional, ministrada pelos professores: Jumara Teodoro da Silva, Rita de Cássia Maskell Rapold e Vaner José do Prado e mediada pela professora Aldenora Cistina Costa Lima.
Aprendemos que em 1970 surgiu a primeira versão do código de ética profissional, aprovado pelo Conselho Federal de Contabilidade, que por 26 anos orientou como deveria ser a conduta do profissional ao exercer suas atividades; a segunda foi em 1996, estabelecendo regras; e em 2010 passou a ser chamado de Código de ética profissional do contador.
A ética é atitude correta que envolve uma boa conduta na sociedade e tem como objetivo enquadrar os profissionais em sua atividades. Todos os profissionais têm um código de conduta a ser seguido que relacionam as principais práticas de comportamento permitidas e proibidas no exercício da profissão, entre as condutas envolvidas destaca-se o sigilo das informações.
O Contador não precisa ter todos os conhecimentos técnicos para exercer a profissão, mas precisa ter integridade, zelo, dedicação e honestidade informando com clareza para que  todos possam entender, assim torna-se um bom profissional. Para que isso aconteça será necessário conhecer as regras de conduta do código de ética, cumprir com os deveres e saber cobrar seus direitos no momento adequado de forma legal.  
Consequentemente a Auditoria colabora prevenindo fraudes, exigindo do profissional um comportamento ético, mas infelizmente não dá para eliminar de vez as diversas irregularidades que o profissional contábil lida diariamente. O contador deve estabelecer seus princípios de conduta, honestidade, integridade, pois é comum ver a falta de comprometimento do profissional. É de extrema importância que a fiscalização seja contínua e o código de ética seja cumprido para que possa diminuir problemas com o Conselho Federal de Contabilidade - CFC. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário